Nasceu! O que faço agora?

   Vivenciando junto da minha irmã o dia tão esperado da maioria das gestantes: o Dia do parto e os momento  que seguem este primeiro dia, tudo volta à tona, e acabamos revivendo todas as ansiedades deste momento.
   Queremos muito ver o rostinho do bebe, ter ele em nossos braços, mas quando isso acontece a verdade é que perdemos de certa forma nosso identidade neste primeiros dias. Todas as atenções agora são para o bebê e seus cuidados. A maior parte do tempo voltada para a AMAMENTAÇÃO, principalmente no hospital perdemos todo pudor e viramos seios a mostra para o bebê, enfermagem, médicos e quem vier visitar pode esperar, pois a prioridade é preparar a alimentação do bebê.
    Realmente começamos a nos dar conta que não temos mais o controle da nossa vida. Não temos horário para tomar banho, comer, se vestir. Mal levantamos e o bebê chora, voltamos novamente para amamentação. Fora isso são tantas informações novas que chegam dos profissionais a todo momento  que quando saímos pela porta da maternidade e chegamos no silêncio de casa. Chega aí a grande pergunta: 
- O que fazer agora?

    Tudo parece simples quando estamos grávidas. Simples cuidar e amamentar, mas não percebemos a mudança que está para acontecer em nossas vidas quando este momento chega. Tentamos então para acalmar os ânimos e diminuir o estresse deste primeiro momento, pontuar alguns dos itens que devem ser lembrados neste primeiro mês:

Pós-parto:

- Evitar falar demais (evita gases na mãe);
- Evitar pegar peso;
- Iniciar a caminhada após orientação médica;
- Estimular a mama com massagens e assim colocar o bebê para mamar;
- Tomar bastante líquido;
- Se alimentar bem;
- Aproveitar para descansar quando o bebê estiver descansando( sua rotina não é mais a de qualquer outra pessoa. Relaxe, você vai estar acordada quando outros estarão dormindo e dormindo quando outros estarão acordados. isso é normal e ajudará a você voltar a se equilibrar).

Importante saber:
Em casos de parto cesariana é normal demorar para a descida do leite, então não fique ansiosa, pelo contrário, ofereça sua mama sempre que o bebê quiser ou melhor quando estiver acordado e chorando .

Saída da Maternidade:

-  Vacinas = Na maternidade você receberá a carteirinha de vacinação e ainda seu bebê irá receber as vacinas da BCG e a primeira dose da Hepatite B;
- Teste do pezinho = Este deverá ser realizado entre o 3º dia  ao 5º dia de vida do bebê, em qualquer centro de saúde ou em laboratórios particulares, neste caso serão pagos;
- Teste da orelhinha = deve ser realizado no primeiro mês de vida do bebê. Alguns profissionais visitam a amternidade e realizam estes testes antes da saída do hospital (serão pagos), mas este exame também é realizado pelo sus em hospitais credenciados, no caso de Florianópolis este exame é realizado no HU (hospital universítátrio), de forma gratuita;
- Consulta pediátrica = A primeira consulta do bebê deve ser realizada até o 10º dia do bebê.
- Consulta obstétrica=  É importante que a mãe retorne ao seu obstetra ainda na primeira semana pós parto, para avaliar seu estado geral, tanto em cesária, quanto em parto normal;
-  Declaração Nascido Vivo = Entregue pela maternidade para realizar o registro da criança no cartório mais próximo.

  Ainda na maternidade aproveite para retirar todas as suas dúvidas sobre amamentação, pega correta, banho do recém-nascido, cuidado com coto umbilical, cuidados com a mãe... No restante fique tranquila, na realidade toda mãe sabe e consegue cuidar de seu bebê. Use seu bom senso, tire suas dúvidas com pediatra, seu obstetra e ainda existem profissionais que prestam consultoria para esclarecimentos nestes primeiros dias.
     A gestação é linda e a chegada de um bebê é Maravilhosa. Saiba que não é fácil mas tudo é possível desde que você se permita ter abertura para aceitar toda e qualquer mudança em seu ritmo de vida. Viva  com tranquilidade, prazer e bom humor.

Curta a Maternidade!

Abraços Carina.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

carina.janesch@gmail.com

Enfermagem Domiciliar

Outros Blogs e Links!!!

Bebemcasa&ApoioMaterno
Apoio Materno

Bebemcasa&MamyAntenada
Cute & Cool Craft

Bebemcasa&MamyAntenada
Mamy Antenada

Videoteca

Aqui uma playlist de videos para você curtir!


Blogger Template Mais Template - Author: Papo De Garota
PageRank