Fantoches : Uma Brincadeira, um Aprendizado, uma Construção!

Boa tarde,

    Hoje quero compartilhar uma experiência vivenciada aqui em casa, oportunizada por um dos trabalhos escolares de literatura desenvolvido pela professora da Thete, Débora.
    Todo mês cada criança lê um livro e apresenta para toda a turma. Em cada rodada a apresentação é feita de forma diferente. A última apresentação em especial me chamou a atenção, pois as crianças apresentaram a sua história através de fantoches, construídos por eles. Um incentivo à  imaginação e desenvolvimento, pois além de exercitar a leitura e interpretação do texto, estimula a criatividade, a habilidade e a oratória, um processo que auxilia ainda mais os alunos que apresentam dificuldade de falar em público.
    De acordo com a psicopedagogia  "com essa maneira lúdica de contar história o professor pode perceber traços da personalidade do aluno, seu comportamento individual e em grupo, traços do seu desenvolvimento e essa situação permite ao educador um melhor direcionamento para aplicação do seu trabalho pedagógico."(Amaral, 2002).

Parabéns Débora pela iniciativa.

Fantoches!

    Realmente eu nunca tinha parado para pensar em construir, achava interessante assistir o teatro, já havia visto fantoches para vender, as crianças sempre mostraram interesse, e nós divertido, mas eu não tinha pensado que fazer bonecos, criar fantoches seria tão envolvente e divertido.
    Acompanhei a Thete auxiliando-a na construção  dos seus bonecos. Posso afirmar é uma atividade divertida para toda a família, as crianças brincam, os adultos participam e todos se envolvem em todos os passos da criação.

Veja como foi a construção dos fantoches da Katherine:

Material que usamos:

- Palito de churrasco;
- Papel;
- Canetinha;
- Tinta preta;
- Pincel;
- Revistas;
- Tecido;
- Lã;
- Cola;
- Tesoura.

Passos da construção:

- Cortamos os moldes : para a cabeça usamos xícaras e para o corpo desenhamos um molde menor para as crianças e um maior para os adultos;

Olha eles todos cortadinhos










- Chegado a hora da criatividade, imaginação de quem leu o livro (desenhando chapéu,  colocando lã como cabelos, fazendo roupas  com tecido,  caneta ou papel...);

Desenhado os detalhes


- Pintando os palitinhos


Agora junta-se tudo, cola -se os bonecos aos palitos, usamos fita dupla face e mais um papel da mesma  cor do corpo por cima para ficar mais firme e bonito. 
E Voilá eles estão prontos!


Agora  é a hora de chamar todos para  brincar, ou seja treinar a apresentação. 


     A criatividade na construção de fantoches está em usar o que você muitas vezes tem em mãos, como:

- Meia;
- Grampo de roupa;
- Papel;
- Luva;
- Feltro;
- Colher de pau;
- Saco de pão ou de Pipoca e muito mais.

     A construção de um fantoche é uma brincadeira que mobiliza crianças e adultos. É uma forma bem legal para se divertir em família.

Fica a ideia para curtir em família o final de semana.

Abraços Carina.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

carina.janesch@gmail.com

Enfermagem Domiciliar

Bebemcasa&ApoioMaterno
Apoio Materno

Bebemcasa&MamyAntenada
Cute & Cool Craft

Bebemcasa&MamyAntenada
Mamy Antenada

Videoteca

Aqui uma playlist de videos para você curtir!


Blogger Template Mais Template - Author: Papo De Garota
PageRank