A Escolha do Parto!

  Primavera chegou e nada melhor para representar a alegria do nascimento, como as cores da natureza se abrindo para o mundo. Assim como a simplicidade e a naturalidade da natureza nascendo e crescendo, somos nós também.

   Toda mulher foi feita para Ser Mãe, não importa de que forma, gestando ou adotando, tudo acaba no mesmo ponto, o Amor.

  Hoje quero falar sobre o nascimento, o parir, não apenas o gestar.

  Durante a gestação um dos pontos pensados e conversados durante o pré natal e fora dele, é como será meu parto. Este pensamento se fortifica ainda mais no final da gestação, com a hora chegando e as ansiedades e dúvidas em torno da sua escolha aumentando. O que devemos ter em mente é que as vezes não é só a nossa escolha ou vontade que direciona para um tipo de parto, mas também as intercorrências que levam a partos antecipados ou mesmo cirúrgicos (cesária).
  Os meus foram assim, apaixonada pela gestação, pela maternidade e querendo que tudo acontecesse naturalmente. Durante o pré-natal de ambos os caminhos não aconteceram como idealizava: a Thete para evitar sofrimento fetal teve que ser retirada 1 mês antes, e o Thutu apesar da gestação tranquila até as 41 semanas ele estava bem cansado e sentado, cheguei até entrar em trabalho de parto, mas devido sua posição tive que cair novamente na cesária.

     Por isso escrevo hoje, até para que o casal grávido entenda que nem sempre tudo acontece como imaginado, mas é fundamental conhecermos todas as opções possíveis tanto no parto normal quanto na cesária, seguir com o pré natal corretamente, conversar com o  obstetra sobre qualquer dúvida, saber de tudo sobre os tipos de parto, para depois chegar a alguma conclusão.
     Mas tenham sempre em mente que o mais importante neste momento é o acolhimento, o respeito, a segurança e o conforto da mãe-pai e seu filho. É isso na verdade o que estamos ouvindo falar ultimamente "Parto Humanizado", que é um direito de toda mulher e de todo casal de acordo com a OMS. Trata-se de respeitar e direcionar as nossas atenções para as necessidades da mulher,  mostrando todas as possibilidades e respeitando suas escolhas e vontades, interferindo o menos possível.

      E como disse antes, mesmo que a escolha ou a necessidade indique a intervenção cirúrgica (cesária), o direito ao acolhimento, o conforto e o respeito as vontades da mulher, ou seja a humanização do parto ainda tem que existir.

 Parto Humanizado e alguns direitos da mulher:

- Tem direito ao acompanhante que escolher para ficar ao seu lado, tanto cesária como normal;
- Tem  direito de escolher aonde quer parir seu filho;
- Tem o direito a escolher o tipo de parto, desde  que não se tenha nenhuma indicação devido necessidade fisiológica;
- Liberdade da movimentação até a hora do parto;
- Escolher a posição na hora do parto normal;
- Ter seu filho do seu lado e amamentá- lo na primeira hora de vida.

Algumas vantagens da humanização:

- Diminui os números de intervenções cirúrgicas;
- Diminui a duração do trabalho de parto;
- Diminui os pedidos de analgesia;
- Diminui o uso de ocitocina (hormônio usado para começar ou acelerar o trabalho de parto);
- Favorece a recuperação da mãe;
- Diminui os riscos de infecção e hemorragia;
- Aumenta a segurança do casal.

  A humanização, não se dá apenas na hora do parto. Ela inicia desde o acompanhamento gestacional, por isso conheça suas opções, converse com o profissional que a acompanha. O parto faz parte de um grande processo que visa a qualidade da saúde e atendimento da mãe e seu filhos, os protagonistas dessa hora.
  Na verdade o que importa é passarmos por este processo com tranquilidade, conforto e segurança e recebermos nosso filho nos braços com saúde e muita alegria.

Abraços
Carina.



0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

carina.janesch@gmail.com

Enfermagem Domiciliar

Outros Blogs e Links!!!

Bebemcasa&ApoioMaterno
Apoio Materno

Bebemcasa&MamyAntenada
Cute & Cool Craft

Bebemcasa&MamyAntenada
Mamy Antenada

Videoteca

Aqui uma playlist de videos para você curtir!


Blogger Template Mais Template - Author: Papo De Garota
PageRank