Outubro Rosa: Auto-exame de mama.

  Hoje inicia o mês de outubro, dia de nos vestirmos de Rosa,  aproveitarmos para fazer parte desse movimento mundial, que tem como objetivo de lembrar e incentivar o cuidado da mulher na prevenção do câncer de mama.

  A ideia do laço cor de rosa, foi lançada pela Fundação Susan G. Komen  e distribuído aos participantes da  corrida pela cura do câncer, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org). 

O bebemcasa também apoia este movimento, por isso estamos aqui neste momento escrevendo para todos e tentar ser mais um veículo de informação sobre o diagnóstico precoce dessa doença que  ainda atinge muitas mulheres e que por falta da descoberta precoce acabam matando muitas de nós (meninas, mulheres, mães, tentantes,...).


Vamos lá é simples e porque não fazemos? Falta de tempo, medo ou porque não sabemos direito o que fazer?


De acordo com o Instituto Nacional do Câncer: "As formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama são o exame clínico da mama e a mamografia"

Então segue as dicas do bebemcasa:

1- Visite seu médico (ginecologista) regularmente;
2- Realize o exame clínico de mama (medico ou enfermeiros  treinados);
3- Realize seu auto exame de mama, permita que essa prática faça parte da sua rotina podendo ser realizada uma vez por mês ou a cada dois meses, sempre depois da menstruação.
3- Realiza mamografia conforme avaliação do seu médico;

     Conforme o Instituto Brasileiro de Controle do Câncer(ibcc.org) :" Entre os 35 e 40 anos deverá ser feita a primeira mamografia, que servirá de base para avaliar as condições da mama e possibilitar exames comparativos futuros. Dos 40 aos 50 anos, a freqüência da mamografia deverá ser determinada pelo médico, de acordo com a inclusão da paciente no grupo de risco e/ou com as características da mama. Após os 50 anos, todas as mulheres devem se submeter ao exame de mamografia anualmente."

    O auto exame de mama no inicio não te dirá muita coisa, mas você vai começar a se conhecer e conhecer seu corpo,principalmente sua mama, e depois se algo diferente aparecer você. 

 Aceite esse convite:
Vamos tirar um tempinho para cuidar da nossa vida e termos a chance de continuar compartilhando de muitos momentos de alegria com tudo e todos que nos cercam.

Abraços Carina.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

carina.janesch@gmail.com

Enfermagem Domiciliar

Outros Blogs e Links!!!

Bebemcasa&ApoioMaterno
Apoio Materno

Bebemcasa&MamyAntenada
Cute & Cool Craft

Bebemcasa&MamyAntenada
Mamy Antenada

Videoteca

Aqui uma playlist de videos para você curtir!


Blogger Template Mais Template - Author: Papo De Garota
PageRank