Você sabe o que é Doula?


 Pensando naquele momento em que se descobre a gravidez, a vontade que tudo seja perfeito, a forma como queremos ser  cuidadas e como queremos o melhor para nosso bebê, tanto enquanto estiver em nossa barriga até sua chegada de uma forma que ela seja acolhedora, receptiva, envolvendo as pessoas em que confio e que me proporcionam segurança e afeto. Hoje muito se tem falado do acompanhamento de Doula e que ela auxilia neste suporte, e para isso nada melhor do que entender um pouco dessa profissão, dessa dedicação lendo as palavras de nossa amiga  Renata Barreto. 

" Você sabe o que é uma doula?

A palavra doula, vem do grego e significa mulher que serve. Antigamente o papel da doula era bastante difundido, como a mulher que dava apoio, suporte físico e emocional a outras mulheres, na gestação, parto e pós-parto.


As práticas obstétricas, hoje em dia, no Brasil especialmente  que tem maior índice de cesáreas do mundo, não favorecem o processo fisiológico e emocional do parto. Neste ponto entra a doula contemporânea, cada vez mais  presente na cena do parto.

De acordo com Dr. Pablo Queiroz (médico obstetra) “ Os estudos de fisiologia do parto demonstram que a ansiedade e o medo liberam hormônios  que tem efeitos  negativos na progressão do trabalho de parto e recém nascido . Mulheres que contam com o apoio de uma doula no momento do parto se beneficiam, ao se sentirem mais seguras e confiantes!”.

“A partir do momento que comecei a falar que era doula, as pessoas perguntavam: “Vc faz parto?”. Não, não fazemos parto e nenhum procedimento médico, não substituímos qualquer um dos profissionais envolvidos na assistência ao parto.” Diz Bia Vertulli (Doula e professora de yoga)

A doula  traz informações valiosas para a parturiente e família, atuando na gestação, parto e pós parto. “Eu, como professora de yoga e doula, além de informar a gestante sobre questões relativas a este momento ímpar, uso também ferramentas do yoga na gestação e parto no sentido de preparar o corpo e a mente  para receber uma nova vida.” diz Renata Barreto

De acordo com Ana Carolina Baptista (Psicóloga e Doula), “é no momento do pós parto que ocorre uma ruptura nas redes de apoio. O suporte profissional que habitualmente temos em nosso país é escasso quando nos referimos ao puerpério, período em que a mulher que acabou de parir, muitas vezes, se sente frágil, sozinha e insegura. A doula pós-parto, bastante comum nos Estados Unidos e Europa, está apta a cuidar da mãe e da sua família. Sua principal função é empoderar a mãe, dar apoio físico e acolhimento emocional.”

Estudos feitos em 16 países ( com cerca de 15.000 mulheres), mostram que a mulher que tem suporte contínuo de uma doula em seu parto, tem:

- Redução de 50% nos índices de cesárea;
- Redução de 25% na duração do trabalho de parto;
- Redução de 60% nos pedidos de anestesia;
- Redução de 40% no uso de ocitocina sintética;
- Maior satisfação da mulher com a experiência de parto.

“PARA MUDAR O MUNDO  É PRECISO MUDAR A FORMA DE NASCER.” Michael Odent.  

 Renata Barreto  
 Mulher.Mãe. Prof. De yoga e Doula na Equipe Gera Vida ( tel. 9931 1163)


Obrigada Renata pelas palavras, por sua colaboração junto ao bebemcasa, com certeza irá auxiliar muitas gestantes, tentantes e mulheres a descobrirem e entenderem essa abordagem que chegou para fortalecer e apoiar dando segurança,  tornando a maternidade um momento de grandes alegrias, respeitando  sentimentos, emoções, medos  acolhendo a mulher e seu bebê.

Espero que tenham gostado.
Deixem suas experiências e seus comentários.
Abraços Janesch
Carina.
Bebemcasa

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

carina.janesch@gmail.com

Enfermagem Domiciliar

Outros Blogs e Links!!!

Bebemcasa&ApoioMaterno
Apoio Materno

Bebemcasa&MamyAntenada
Cute & Cool Craft

Bebemcasa&MamyAntenada
Mamy Antenada

Videoteca

Aqui uma playlist de videos para você curtir!


Blogger Template Mais Template - Author: Papo De Garota
PageRank