Crianças tem que BRINCAR!

 

Olá,

 Presenciei por estes dias uma conversa onde se falava da educação e o tema era  de como muitos pais querem mais tempo para obrigações aos seus filhos, compromissos, tarefas, e que estes tenham cada vez menos tempo para brincar nos parques, fazer atividade físicas e que fiquem  em salas de aula estudando.

    Não sei se estou fora do mundo, se estou sendo atrasada, não acompanhando o ritmo e a evolução da vida. Mas se for isso, me pergunto: que evolução é essa? Para onde a vida estará nos levando e à nossos filhos? O que queremos para estes seres que recebemos como um presente, com a responsabilidade e o compromisso assumido de ensinar, amar, orientar, respeitar, ajudar e tudo mais que precisarem para seu desenvolvimento?

   Realmente me pergunto o que estas pessoas querem para seus filhos, que deixem de ser crianças, e passem apenas a ter responsabilidade  e trabalho, compromissos e obrigações? Que parem de estimular sua expressão, seu corpo, sua vontade, sua mente com a liberdade do ser criança e tudo que isto lhe ensina ?

    Na verdade não sou contra o ensinar a responsabilidade, o compromisso, a educação, mas temos que entender que existe um processo de crescimento, respeitando a individualidade de cada um, respeitando sua maturidade e seu processo de desenvolvimento na fase infantil a qual as crianças se encontram e que é importante para seu desenvolvimento.

    As Crianças precisam SIM ser Crianças. Tem que brincar, tem que viver a vida, se sujar, tomar banho de chuva, subir em árvore, brincar de pega-pega, ficar deitado olhando o céu, as nuvens... Isso é vida! É também aprendizado, é socialização, é auxiliar seu crescimento físico e emocional.

    Não estou falando aqui em não dar limite às crianças. Acredito sim que é nesta fase que se ensina inclusive o limite, o respeito, a responsabilidade. Mas tanto as crianças, como nós também precisamos ter uma válvula de escape, a diferença é que eles podem e nós muitas vezes pela correria do dia as privamos. E para  nós,  já esquecemos de como se faz ou não nos permitimos parar para viver.

   Não queremos que nossos, pequenos grandes, acabem crescendo  depressa demais, pulando etapas, enfiados em salas, sem saber o que é brincar, que cresçam cercados de apenas obrigações, e acabem por desenvolver depressões, estresse e esqueçam que a vida é para ser vivida.


Realmente não é isso que quero e espero  que  Pais não desejem  isso a seus filhos.

Pelo menos é isso que penso. Agora o que quero para meus filhos, minhas vidas, meus amores e para as crianças em geral? Quero que cresçam com saúde, com alegria, com sabedoria, com respeito, entendendo a importância da educação, estudo e com responsabilidade frente aos seus compromissos, mas que tenham seu tempo para serem livres, brincarem, caírem para aprenderem a se levantar.

    Essa é a tarefa dos pais, ser o real mediador entre responsabilidades e brincadeiras, de forma que eles cresçam com saúde física e mental.



Deixemos nossas crianças serem CRIANÇAS.

Fonte Imagem: Google

Um abraço
Carina







0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

carina.janesch@gmail.com

Enfermagem Domiciliar

Outros Blogs e Links!!!

Bebemcasa&ApoioMaterno
Apoio Materno

Bebemcasa&MamyAntenada
Cute & Cool Craft

Bebemcasa&MamyAntenada
Mamy Antenada

Videoteca

Aqui uma playlist de videos para você curtir!


Blogger Template Mais Template - Author: Papo De Garota
PageRank