Maternidade e Retorno aoTrabalho


O retorno ao trabalho após a maternidade gera muitas ansiedades e conflitos, na maioria das vezes isto significa em ficar longe do seu filho por um período fixo todos os dias.

Este momento para muitas mães remete ao momento de repensar sua vida e sua carreira profissional, por isso vemos muitas mães que após a maternidade mudam completamente de profissão, modificam suas prioridades e necessidades, descobrem outros talentos e estratégias diferentes de trabalhar.

E é isso que a maternidade faz, além de nascer um bebê, nasce uma nova mulher, agora mãe e com sentimentos e aprendizados  diferentes do que antes existiam.

Uma das dificuldades desse retorno ao trabalho está em transferir o cuidado de seu bebê para outros, que sejam: familiares, babás, professoras... Outros que acabam por sua vez vivenciando junto aos seus pequenos as novidades e conquistas de seu filho(a), o que para mãe é muito doloroso, mas muitas vezes necessário. Nossa! Esse momento para mim foi o mais angustiante, por isso hoje estou aqui escrevendo sobre essa fase. O dividir a atenção e cuidado do "seu" bebê para outros.

Existem formas de lidar com isso, gastar menor tempo com a angústia e mais tempo com os momentos que se está com seus pequenos.
- Um deles é viver os momentos junto as crianças intensamente, aproveitar todos os minutos e segundos;
- Apoio e dividir as preocupações  com o companheiro e familiares, troca de ideias e acolhimento;
- Apoio e conversa com amigas e amigos que passam ou passaram pela mesma dificuldade;
- Se descobrir como profissional (escolha para conduzir sua vida, conforme sua necessidade);
- Seguir em frente, não olhar para trás.

Outro ponto importante a se preocupar neste período é  a questão nutricional, a ansiedade com a manutenção da amamentação, que é um momento rico em nutrientes, conforto e desenvolvimento. Sabemos que o ideal é amamentação exclusiva até os seis meses, mas em muitos casos a licença materna acaba antes deste período, além de que a mãe tem que preparar seu filho(a) a nova forma de se alimentar(copo ou mamadeira).

Mas existem sim formas de prolongar e manter a amamentação ao final da licença da maternidade, (veja) no post: conciliando a amamentação e o trabalho.

Neste processo de ordenha, armazenamento e utilização do leite materno devemos ter atenção:
- Cuidado com higienização na manipulação e a refrigeração do leite ordenhado;
- Identificação correta dos frascos e nunca reutilizar o leite que sobrou no copo ou mamadeira;
- A alimentação no copinho é a ideal para manutenção da amamentação;

Não vou dizer  que é fácil, pois não é. Mas quando se  tem um filho(a),  você aprende a cada dia, constrói a cada momento de sua vida conforme suas possibilidades e necessidades. Você aprende muito com sua criança e começa a se conhecer melhor. Para este período procure ter paciência, persistência, e serenidade, como em  todas as fases da maternidade.

Ser Mãe é isso trabalhar junto com os filhos ou sem eles, algumas  vezes por necessidade e outras por realização. É mudar sua vida, sua rotina, sua profissão para estar mais presente. É sim em alguns casos ficar longe durante o dia inteiro para sustentar a casa. Cada história é diferente, assim como cada mulher, família e suas realidades.

O que realmente importa em todos os casos é o tempo que se está junto a sua família: minutos, horas e períodos. A entrega completa ao momento que está com seus filhos: ouvi-los, olhá-los, brincar, abraçar, acalentar...
É isso que eles querem e precisam. E é claro nós também.

Vivencie as mudanças com serenidade, tentando ajustar as rotinas da melhor maneira sem gerar ansiedades.

Faça suas escolhas  e siga em frente.

Bjs Carina Janesch


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

carina.janesch@gmail.com

Enfermagem Domiciliar

Outros Blogs e Links!!!

Bebemcasa&ApoioMaterno
Apoio Materno

Bebemcasa&MamyAntenada
Cute & Cool Craft

Bebemcasa&MamyAntenada
Mamy Antenada

Videoteca

Aqui uma playlist de videos para você curtir!


Blogger Template Mais Template - Author: Papo De Garota
PageRank