Entendendo a Exterogestação

Falando e entendendo sobre Exterogestação (gestação externa).


Fonte: Bebemcasa
A continuidade da gestação fora do útero, necessidade de aconchego, carinho, nutrição, segurança, conforto, equilíbrio térmico e muito mais.

Hoje cada vez mais se entende essa necessidade vinculada aos nossos bebês, mas porque?

Já disse em seus estudos Thevathan: "os humanos são a espécie mais imatura e dependente de todos os animais ao nascer"

No Reino animal vemos vários bebês que por necessidade de desenvolvimento permanecem acoplados a mãe para continuar sua maturação e isso não é muito diferente com os nossos bebês e se justifica tanto fisicamente, como emocionalmente e psicologicamente.

Todo bebê nasce ainda com necessidade de maturação e formação, como por exemplo o cérebro que ainda precisa terminar seu desenvolvimento e crescer, o qual se estivesse ainda intra útero dificultaria sua passagem pelo canal vaginal, e por isso termina sua formação após o nascimento. O que também acontece com seu sistema gastrointestinal que com a ajuda do inicio da amamentação, onde com os benefícios do leite materno, concluem pós nascimento, seu desenvolvimento.

Além disso após o parto, é o momento que o bebê está acordando para um mundo estranho, com desconfortos que dentro do útero não existia. O único lugar que o remete ao seu "lar antigo", o útero que é seu lugar de segurança, é o colo materno com a sua voz que já era conhecida, o seu calor, a respiração, a segurança, alívio de vários desconfortos como fome, frio, cólicas....

Por isso e por várias outras questões, que eu poderia ficar aqui falando, auxilie seu filho em seu desenvolvimento pleno. Ofereça amparo, ouça-o quando o mesmo chorar e lhe chamar. Aconchegue-o em seu colo e ouça o que ele quer te dizer, aproveite esse tempo para se conhecerem melhor, suas expressões, sua respiração, seu toque...

Todo esse contato e presença estimulará e apoiará seu bebê a um crescimento saudável.

Agora para reflexão: " se alguém, seu familiar ou mesmo seu filho com uma idade em que consiga se expressar com palavras, pedisse a você uma ajuda, ou uma atenção, ou sim um ouvido e carinho. O que você faria???
Um bebê só não sabe falar como nós, mas suas necessidades são também estas e é importante que desde essa idade ele entenda que sempre que precisar você estará ao seu lado.


Carina Janesch
Bebemcasa



0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

carina.janesch@gmail.com

Enfermagem Domiciliar

Outros Blogs e Links!!!

Bebemcasa&ApoioMaterno
Apoio Materno

Bebemcasa&MamyAntenada
Cute & Cool Craft

Bebemcasa&MamyAntenada
Mamy Antenada

Videoteca

Aqui uma playlist de videos para você curtir!


Blogger Template Mais Template - Author: Papo De Garota
PageRank