Bicos e Chupetas

   Hoje quero conversar sobre as chupetas, ou melhor sobre os bicos, como quiserem! Um acessório  que nos remete ao nascimento, ao ter bebê, mas que gera muita polêmica, tanto entre conversas familiares, bem como no meio dos profissionais da saúde. O que sabemos é que ele, em alguns casos, podem sim ser um aliado as mães e aos pais como forma de acalmar seu bebê. Não estou aqui para defender o uso, e nem para julgar quem o faz.


  Por isso  quero dividir com vocês  meus pensamentos e experiências.

 Como já falei em outros momentos, acredito realmente na individualidade de cada ser, de cada criança, de suas vontades e necessidades. E é em cima desse pensamento que trabalho cada questão. 

  Com meus filhos tive experiências diferentes. Quando a Thete nasceu, já no hospital os profissionais ofereceram o bico para ela, e eu com a ideia da maternidade perfeita sem bico, sem mamadeira, só mama, atenção e conforto fiquei muito chateada. Mas considero que toda experiência é um aprendizado. Então a Thete  mesmo estando acostumada com o bico desde seu nascimento só o usava para chamar o sono,  ou seja quando começava a dormir cuspia o bico para fora. Já o Arthur eu tentei evitar, seguindo o pensamento que o bico poderia atrapalhar a amamentação, mas chegou um momento em que cedemos (eu e meu companheiro), pois a mama estava servindo de conforto, consolo e cheirinho e para nós naquele momento decidimos em oferecer o bico, e que o mesmo não entraria para afastar a amamentação e nem a nossa atenção e a nossa presença, mas sim nos proporcionar qualidade para vivermos este momento com serenidade. Depois que temos bebê em casa sabemos que precisamos de um tempo para descansar, comer, tomar um  banho e é nestas horas que o bico ajuda muito, sendo até um auxilio para o equilíbrio da rotina da casa. O uso do bico no meu caso não trouxe malefícios nem para a amamentação que foi exclusiva para os dois e nem na relação entre mãe e filhos.

  Sabemos que o  uso do bico vai depender de cada criança, de sua necessidade, e é claro de cada família, ou seja da forma com que cada uma lida com a questão de choro, sono e repouso de seu bebê.

  Para quem resolveu oferecer o bico ao seu bebê:

  Quando e como usar o Bico:

-  Quando a criança já está mamando corretamente e você percebe que além da alimentação no seio ela usa o ato de sugar como relaxamento, o que é normal nesta fase. A sucção neste caso ela proverá além da nutrição, o conforto e o prazer;

-  Ter o cuidado de pensar em oferecer o bico depois do bebê já ter se acostumado com a pega correta da mama, para não prejudicar a amamentação;

- Comprar bico ortodôntico adequado a idade do seu filho;

- Oferecer o bico apenas nos momentos do sono e repouso, não permitindo que passe todo o tempo com o bico  na boca, o que vai atrapalhar a questão do desenvolvimento da fala, emissão de sons, bem como estudos comprovam a relação do uso constante do bico com o aparecimento de otites;

- Cuidado com a higiene do bico para evitar doenças e infecções, já que é algo externo que vai para a boca do seu bebê;

- Retirar o uso da chupeta entre 1 à 2 anos. Neste período a necessidade de sucção diminui e algumas crianças começam a esquecer do bico, aproveite estes momentos. O uso prolongado também pode afetar a dentição da criança;
- Espere o bebê precisar da chupeta;

- Não associe a bico a alimentação, molhando em sabores (principalmente doces) para oferecer a criança, isso irá confundir e dificultar a retirada do bico mais tarde.


Cuidados com o Bico/Chupeta:

- Ferve-lo diariamente;

- Inspecionar constantemente e trocar sempre que estiver furado ou rasgado;

- Deixar o bico sempre dentro de uma caixinha fechada (também esterilizada).

   Lembre-se :

  Você controla o uso do bico e não seu filho!
  O bico ou chupeta não são substitutos da "amamentação em livre demanda", principalmente nos primeiros meses. 

Agora, como retirar o bico? Isso conversaremos em outra postagem. Aproveite cada minuto com sua família, com seu filho(a).

Abraços Carina









0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

carina.janesch@gmail.com

Enfermagem Domiciliar

Bebemcasa&ApoioMaterno
Apoio Materno

Bebemcasa&MamyAntenada
Cute & Cool Craft

Bebemcasa&MamyAntenada
Mamy Antenada

Videoteca

Aqui uma playlist de videos para você curtir!


Blogger Template Mais Template - Author: Papo De Garota
PageRank