Conciliando Amamentação e Trabalho.

     A mulher hoje tem várias funções: mãe, profissional, companheira, organizadora da casa, e se aparecer mais alguma coisa pode deixar que ela dá conta, não é assim? Assim como eu,   acredito que muitas mulheres quando se tornam mães querem dar conta de tudo e  acima de tudo querem estar próxima do seu filho, oferecer todo conforto, segurança e dar tudo o que este novo membro da família possa precisar. A mãe quer continuar a ser o apoio, o elo mais forte da relação, mantendo o vínculo que já existia antes do parto e durante a gestação.
     Acabou a licença maternidade e é hora de voltar a rotina do trabalho, o que fazer? As dúvidas surgem e junto com elas as inseguranças, os medos e porque não dizer a tristeza de ter que se afastar, mesmo que seja por pouco tempo, deixar o cuidado do "seu " bebê para outros. Posso dizer que é uma escolha difícil, mas a vida continua e é claro precisamos continuar nosso caminho, precisamos estar felizes e completas tanto pessoalmente, quanto profissionalmente para podermos transmitir esta segurança, paz, vontade e nosso amor aos nossos filhos.
    Nesta hora de retorno ao trabalho uma das maiores preocupações das mães gira em torno da amamentação. Até porque é isso que escutamos o tempo inteiro em eventos, notícias, internet, nas consultas "o Leite materno é o melhor alimento para criança", mas  como faço se preciso voltar a trabalhar? Como manter o melhor alimento para meu bebê?

Toda mãe quer o melhor para seu filho e ela faz tudo o que pode para conseguir isso. Então seguem algumas dicas que podem ajudar muito nesta transição, e assim não deixar de oferecer ao seu bebê o que ele precisa:

1- Ter confiança no lugar ou na pessoa que irá cuidar de seu bebê;

2- Manter a calma, a tranquilidade e saber que seu bebê está bem. Saber também que esse primeiro momento de adaptação passa, e realmente seu bebê não entende exatamente o que está acontecendo, mas ele sabe e sente  se você está bem ou não;

3- Ter imagens de seu filho para matar aquela saudade que bate quase toda hora, ou  aproveitar os meios virtuais para dar um alô para ele. Hoje temos câmeras baratas, sistema de monitoramento on-line, skype, msn ou até mesmo o telefone para pelo menos ouvir os seus sons. Assim você se sente bem, e ele também, ouvindo sua voz;

4- No trabalho converse com seu superior para conseguir um espaço tranquilo, que possa ser trancado para se fazer a ordenha do leite. E ainda uma geladeira para guardar o leite. Muita atenção : banheiros não são uma opção para a ordenha , pois estamos falando de alimentação para o bebê.
A Anvisa tem uma norma técnica (portaria 193) para a criação de salas de apoio à amamentação no local de trabalho. É uma boa iniciativa tentar movimentar as mães para incentivar a montagem de uma sala assim na sua empresa

5 - Quanto a ordenha, esta poderá ser feita manualmente, com bombas manuais ou elétricas(hoje em dia encontramos em qualquer farmácia ou loja de bebês), as elétricas você pode alugar em casas de equipamentos médicos. Apenas evite usar as bombas de bulbo de borracha, pois favorecem a contaminação e não se esqueça da higiene antes e após a retirada do leite;

6- Retire o leite sempre que necessário, mantendo a mesma rotina e frequência das mamadas em casa;

7 - Retirado o leite, é hora de identificar e armazenar com cuidado, pois este será o alimento de seu filho(a) no período que você está no trabalho:
- Utilize frascos de vidro esterilizados em casa, com tampas de plástico, identificados com o dia e hora da ordenha;
- Coloque na geladeira, é preciso manter o leite resfriado até a hora de voltar para casa. Tenha  uma térmica para levar o leite refrigerado. 

8- Enquanto estiver em casa, mantenha a amamentação, principalmente a da noite. A prolactina, hormônio responsável pela produção de leite, é mais liberada à noite. Então amamentar à noite ajuda a manter uma boa produção de leite;

9 - Oferecer o leite quando você não estiver, começando sempre por ordem do primeira ordenha (leite mais velho);

10- Para evitar o desmame precoce, a pessoa que cuidará de seu bebê deve evitar mamadeiras e oferecer seu leite em copinho ou colher. Então é importante que ao final da licença você acompanhe essa alimentação durante um tempo, para que o(a) cuidadora aprenda como alimentar seu filho(a) e ele receba exatamente o suficiente para sua nutrição.


Conhecendo a lei:

A lei brasileira  garante que toda mulher tem direito a 120 dias de licença-maternidade a partir do oitavo mês de gestação, sem prejuízo do salário. Recentemente, foi aprovada uma nova lei que estendeu a licença maternidade para 180 dias. A nova regra já está valendo para as servidoras públicas e em breve deve sair a aprovação da Lei que garante o benefício também para trabalhadoras de empresas privadas.

Os procedimentos para solicitar a nova licença de 180 dias são os mesmos. A mãe ou o empregador devem requerer a licença até um mês depois que a criança nascer e o salário não sofrerá alteração. Basta procurar as Agências da Previdência Social, ou solicitar o formulário através da internet, no www.previdencia.gov.br.

Se você precisa voltar a trabalhar ao final de 120 dias (4 meses) de licença, você tem direito garantido  por lei a dois descansos especiais(de meia hora cada) para amamentar,  até seu bebê completar seis meses de idade,, durante a jornada de trabalho, que não se confundirão com os intervalos normais para repouso e alimentação. Combine com seu chefe como fica melhor para você gozar este benefício

Parece que é muita coisa e que tomará quase que seu tempo todo no trabalho, mas  é uma questão de costume e de entrar na sua rotina. Então conseguirá alimentar seu bebê, manter a mama para quando estiver em casa e ainda realizará todo seu trabalho profissional. 

Espero que essa conversa possa ajudar  nesta nova fase de sua vida.
Todo esforço é recompensado com olhar e o sorriso de seu filho em seus braços.

Deixe seu comentário e se esta informação te ajudou compartilhe!
Carina

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

carina.janesch@gmail.com

Enfermagem Domiciliar

Bebemcasa&ApoioMaterno
Apoio Materno

Bebemcasa&MamyAntenada
Cute & Cool Craft

Bebemcasa&MamyAntenada
Mamy Antenada

Videoteca

Aqui uma playlist de videos para você curtir!


Blogger Template Mais Template - Author: Papo De Garota
PageRank