Estou Grávida e agora? Descobrindo a gestação

   Quando se descobre a gravidez, quando você menos espera ou mesmo quando você já está planejando a gestação, a surpresa pega de qualquer maneira. Aquela palavrinha POSITIVO no exame ou mesmo olhando aquela sementinha que mais se parece um grãozinho de feijão no ultrassom, parece que só ai nossa ficha realmente cai e imediatamente a cabeça gira em torno de várias questões:
- O que fazer agora?
- Qual médico eu procuro?
- Que cuidados tenho que ter?
- Será que o bebê já esta sentindo algo?
- Como vou saber se ele está bem?
- O que posso comer, beber?
- Posso continuar com minha academia, dança , ginástica, ou qualquer outra atividade que posso estar fazendo?
- E no meu serviço, quando devo falar? O que  vão pensar?
- E a família?

    Muitas outras questões passam tão depressa que não conseguimos nem saber por onde começar. Então que tal irmos pelo começo??

   Acredito que neste tempo que vivemos,  esta era virtual, onde existe grande troca de informação, a maioria das mães já sabem o que está por vir e quais alterações mais significativas irão acontecer. Então irei com calma para tentar ajudar a diminuir esta ansiedade  que nós todas "sentimos", e não apenas na primeira, mas em toda a gravidez, pois cada uma é diferente da outra, e é sim um momento único em que mãe e pai devem juntos conhecer e entender para poderem aproveitar ao máximo todo inicio desta nova família que está se formando.

     Posso colocar aqui que uma gestação normalmente é dividida em 3 trimestres, e cada um deles possui suas descobertas, seus desafios e sua forma de lidar com cada um deles de uma forma tranquila e bem humorada.

Mas vamos pelo início. Descobri!!! O que fazer primeiro?

1- Contar a novidade ao seu companheiro, é claro dividir essa novidade, compartilhar a emoção e suas primeiras dúvidas;
2- Agendar e consultar com seu médico ginecologista (iniciar seu pré-natal), se não conheceres nenhum converse com algum médico de sua confiança para este lhe indicar um profissional ou se preferir peça a uma amiga algum profissional que a mesma confie;
3- Depois desta consulta alguns exames serão solicitados, nas minhas gestações eu separei uma pasta só para a gestação, para ter todos os exames juntos(ultrassons, sangues, vacinas, carteirinha de gestante,..), juntar este material é fundamental para você ter tudo em mãos até a chegada na maternidade;
4- Agora sim você já pode contar a novidade para seus amigos, muitas mães-pais preferem contar após o primeiro trimestre, mas vou dizer que é difícil guardar esse segredo parece até que esta estampado em nosso rosto, nosso olhar muda, nosso comportamento, e ainda por cima quem não quer compartilhar com os seus uma novidade como esta?;
5- E no serviço? Importante sim que você informe, o ideal é que se conte na medida que tenha ciência desta nova realidade, mas algumas mães preferem também aguardar o primeiro trimestre;
6- E a rotina (vida, atividade física, alimentação, sono,...), a vida continua você vai estar com mais saúde do que antes, tem um ser novo te dando mais energia.

 - Alimentação: mais equilibrada (frutas, verduras, carnes, fibras, ....) e mais frequentes;
 - Líquidos: ingerir muita água, suco, pouco líquido estimulante, como café , alguns chás, evitar refrigerantes e álcool.
- Atividades físicas: conforme orientação médica, e com pouco impacto, existem alguns específicos para gestação; 
 - Sono: este sim agora no início vai pegar bastante, e aproveite você precisa de descanso, durma cedo, organize sua rotina para conseguir continuar trabalhando, mais também curtindo uma gravidez saudável.

Queridas Amigas e Amigos, em outra conversa , falaremos de cada fase e como aproveitar o máximo este  momento mágico. Mas por agora já chega, é melhor acalmar as ansiedades e viver cada momento com tranquilidade, amor, curtindo toda mudança e desafio com alegria e bom humor.

Abraços
Carina


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

carina.janesch@gmail.com

Enfermagem Domiciliar

Bebemcasa&ApoioMaterno
Apoio Materno

Bebemcasa&MamyAntenada
Cute & Cool Craft

Bebemcasa&MamyAntenada
Mamy Antenada

Videoteca

Aqui uma playlist de videos para você curtir!


Blogger Template Mais Template - Author: Papo De Garota
PageRank