Conchas - Usar ou não Usar ?

Boa Tarde,

Vamos conversar hoje sobre conchas, mais um dos assessórios voltados para a amamentação.

O que são essas Conchas?

As Conchas  servem como intermediários de proteção da mama e também para auxiliar no processo da amamentação, elas podem  ser usadas durante a gestação  bem como no pós parto(amamentação), mas para cada caso a finalidade e é claro a concha acaba sendo diferente. Então que tal conhecermos cada uma, para sabermos qual a melhor em nosso caso.

Conchas Rígidas:


 São usadas durante a gestação, para auxiliar na formação do mamilo nos casos de  mamilo invertido (para dentro ), curtos ou planos (reto), o que vai facilitar a pega correta da mama pelo bebê.
- Podem ser usadas a partir dos 6º mês, alguns profissionais orientam o uso após o 8º mês;
- Devem ser usadas de uma a três horas por dia no máximo, para não acabar machucando a mama e também para que o mamilo entre em contato com a roupa (atrito),  que vai permitir que ele não fique tão sensível;
- Deve-se estar atento se não inicia a produção precoce do colostro pelo estímulo da concha;
- Não se deve dormir com a concha.


Conchas Flexíveis:
 Auxiliam para proteção do mamilo principalmente quando fissurado(machucado) e ajudam na coleta do leite que sai espontaneamente da mama, o que acaba sendo desagradável em vários casos, pois no período da amamentação vaza leite do seio e se estamos sem proteção acaba molhando a roupa que estamos vestindo.
  - Podem ser usadas a partir da maternidade, pois com a descida do leite nossa mama incha e o mamilo acaba ficando um pouco escondido, então neste caso já vai ajudar a mama a não ficar tão cheia, e sempre com o mamilo protuso auxiliando na pega correta do bebê;
  -  Mantém o mamilo arejado;
 -  Deve-se evitar de dormir com a concha, para que ela não machuque sua mama, e também evitar que você acorde molhada pelo leite retido dentro dela.




Como usar?
É super simples:
- Você coloca a concha diretamente sobre as mamas, com o orifício de ventilação para cima, com o cuidado do mamilo ficar bem no interior da abertura central para não machucá-lo;
- Veste o sutiã por cima das conchas e pronto;
- Retira para dormir e amamentar.






Importante Saber:
- Avaliar constantemente se a concha não está apertando demais o seio;
- Avaliar se o orifício não esta machucando o mamilo;
- Higienizar e ferver a concha todo dia;
- O leite coletado no interior da concha deve ser descartado.








Qual usar?
Hoje em dia existe uma variedade de marcas e também uma variedade de modelos. Isso de certa forma é bom porque cada mulher é diferente da outra e sua mama também. Então é interessante que você ao escolher sua concha possa experimentar para avaliar se o orifício central não é muito grande ou muito pequeno para o seu seio, se você se sente confortável com a concha e ainda para ver se este modelo não aperta demais seu seio trazendo desconforto/dor. Funcionando como  a compra do sutiã ideal para você.

Dúvidas e Pitacos!
Sim conversando com amigos e parentes  você irá descobrir que também pode ser usada a concha da gestação (rígida)  no pós parto, foi o que aconteceu comigo e ela me serviu muito bem. Eu digo que você é que vai sentir o que é melhor e mais confortável no seu caso, realmente a flexível não vai esvaziar tanto sua mama que já estará em produção efetiva de leite, mas irá proteger e evitar vazamentos.
Então existe sim esta possibilidade.

Em questão de valores existem sim variações referentes a marcas e aos locais de venda, mas em geral os preços estão em trono de R$ 17,00 -  R$ 60,00.

Agora é com você, cada um tem suas preferências e possibilidades.

Para Lembrar :
Não existe nada melhor que a sucção do seu bebê para ajudar na cicatrização de seu mamilo, no esvaziamento do leite, aumentar na produção do leite e manter o mamilo protuso(para frente).




Um Abraço e Boa Gestação e Amamentação.
Carina
Fonte Imagem: Google


2 comentários:

  1. Oi Carina, excelente! Eu usei uma concha da Avent na minha primeira amamentação e gostei muito. Parabéns pela forma como abordou o tema (simples e direta)!

    ResponderExcluir
  2. Adoreeeeei! Vou comprar a concha essa semana. Ai, espero muito que funcione. Obrigada por compartilhar essa dica!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

carina.janesch@gmail.com

Enfermagem Domiciliar

Bebemcasa&ApoioMaterno
Apoio Materno

Bebemcasa&MamyAntenada
Cute & Cool Craft

Bebemcasa&MamyAntenada
Mamy Antenada

Videoteca

Aqui uma playlist de videos para você curtir!


Blogger Template Mais Template - Author: Papo De Garota
PageRank