Organizar Festas: quanto trabalho, quanta diversão!


Fonte Imagem: Bebeemcasa
  Quando chega a época das festas: comemorações, aniversários, dia das mães, dos pais, final de ano,.... começa sempre uma correria: escolha do tema, cores para decoração, lista de convidados, comida a ser servida, entretenimento, é tanta coisa que nem sabemos por onde começar.

 Para me ajudar nessa organização, sempre faço uma lista de tudo o que vou fazer e do que vou precisar, para não esquecer de nada e não deixar nada para a última hora.


Organizando toda a festa no papel:

1- Tema da Festa:
       A escolha vai depender do motivo, aniversário infantil, aniversário adulto, chá de bebê/de fralda, comemorações final de ano.... Sobre os temas infantis/adolescente acabamos tendo sempre duas opções: os tradicionais que nunca saem de moda e estão sempre presentes na vida das crianças : mickey e sua turma, bonecas, princesas, carros, fazenda, floresta,.. e os do momento  que são sempre relacionados a algum filme/animação do ano.

2- Lista de Convidados:  
      A lista, esta sim ocupa grande parte da folha de programação. Por mais que tenhamos interesse em fazer algo íntimo,  os amigos vão aparecendo, a lista vai crescendo e quando notamos a festa está enorme.

3- Local e Hora:
   Você pode organizar sua festa em casa, ou alugar um espaço, tudo vai depender do número de convidados. A vantagem de não fazer em casa é a questão da bagunça, em um lugar alugado normalmente damos um ajeitada, pegamos o que vai para casa e a limpeza fica para o pessoal da arrumação. Afinal no fim da festa, todos estarão cansados só querendo relaxar.

4-  Decoração:
      Agora é a hora de idealizar sua festa, como serão as toalhas, as cores, enfeites de mesa, lembranças, TnT, argila, palitos, formas especiais... Coloque tudo detalhado no papel assim você pode organizar a compra para poder  iniciar a confecção ou encomendar o que realmente você está querendo.

5- Convite:
     Hoje em dia com a entrada da internet em todo ciclo social e familiar, podemos elaborar um convite virtual (fazer a arte) e encaminhar via e-mail, o que facilita bastante.
      No caso de convite impresso, pode ser o tema comprado e pronto, personalizado em casas de fotos ou impressão.
   Importante encaminhar os convites para seus convidados  entre dez a quinze dias  de antecedência para que todos possam se organizar e se planejar. Principalmente se a festa for em outra cidade. Se preferir até para ajudar na organização da festa, peça confirmação. Preferivelmente até 5 dias antes da festa. Isso ajuda muito no cálculo da alimentação e bebida, e também diminui a ansiedade da expectativa da presença dos convidados.


6- Bolo:
   Esse não pode faltar. E as opções são incríveis hoje, a mágica da criatividade, as coberturas todas decoradas. Uma arte mais lindas que a outra.
   Você ainda pode preferir um bolo tradicional e até o simples, mas sempre bem vindo é o bolo de brigadeiro.
   Sua escolha só vai depender do que você quer, se você mesma vai fazer ou se vai encomendar, só não deixe para última hora para garantir seu pedido se este for o caso.

7-Alimentação e Bebida:
   Esta é a etapa que me deixa insegura, pois como boa italiana, quero  sempre ter a certeza que não irá faltar comida na mesa e que esta esteja a contento de todos os convidados.

Em caso de coquetel, em se tratando de salgados e doces, o cálculo que tenho usado é uma mistura e adaptação a minha realidade e meus conhecidos, que comem bem e adoram petiscos e doces:

- Salgados = 12 por pessoa;
- Doces =  7 à 10 por pessoa, mesmo tendo bolo. O meu pessoal é louco por doce;
- Bebidas = +/-500 ml por pessoa;
- Bolo = a média é de 100 gr por pessoa, sabendo também que muitos acabam por não comer o bolo e continuam firme nos salgados e doces.

Extras: são aqueles alimentos que complementam a festa e que principalmente para as crianças é a forma que se tem destes pequenos comerem algo.

- Pipoca = 2 sacos por pessoa;
- Cachorrinho quente = 3 por pessoa.

Se a escolha for por buffet, as empresas que trabalham neste setor já tem sua experiência e prática  o que já  direciona a quantidade correta por pessoa.

8- Animação/Entretenimento:
       Principalmente em casos de festas infantis.
      Hoje podemos contar com várias opções de casas e empresas de recreação e locação de brinquedos para festas. As crianças normalmente curtem muito o pula-pula e os menores adoram as piscinas de bolinhas. Mas se este não for o caso você mesmo pode organizar um nicho para o entretenimento dos pequenos-grandes:
- Massinha;
- Folhas A4 brancas e/ou folhas com impressão de alguns desenhos para pintura;
- Giz de cera;
- Karaoque;
- Dança das cadeiras;
- Bambolê;
- Bola (se existir um espaço aberto para as crianças jogarem).

      Com isso e mais a rica imaginação das crianças a festa está pronta.

9- Lembrancinhas:

Fonte Imagem: Google
     Esse é um carinho, um agrado que o anfitrião (dono da festa), faz como agradecimento pela presença e amizade do seu convidado. Existem lembranças compradas, outras mais elaboradas, mas a ideia é oferecer algo simples com carinho. Nesta hora eu penso e gosto muito da ideia de uma caixa simples, com docinhos para o convidado levar para casa.

   Quem é que no dia seguinte de uma festa não tem vontade de comer um docinho do dia anterior?

     E é isso!!! Coloque tudo na ponta do lápis, se programe com antecedência, principalmente se você é como eu. Adoro ter o controle da situação, quero que saia como estou imaginando e por isso adoro criar, fazer, e construir a festa, mas se programe para que nos últimos dias você tenha tempo para se cuidar, se produzir para aproveitar o que você tanto planejou.


Boa festa!
Abraços Carina


2 comentários:

  1. Adorei as dicas ^^

    É minha primeira visitinha aqui no blog, ameii <3 e vou voltar viu ^^

    Já tô Seguindo :))

    Se der me faça uma visitinha :)

    Blog da Fran Bazan


    Sorteio - Gloss Cathariane Hill

    Beijinhos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Fran, Que bom que gostou tento abordar as questões que nos envolvem no dia a dia. Com certeza irei dar uma olhadinha no seu espaço. Bjs Carina.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

carina.janesch@gmail.com

Enfermagem Domiciliar

Bebemcasa&ApoioMaterno
Apoio Materno

Bebemcasa&MamyAntenada
Cute & Cool Craft

Bebemcasa&MamyAntenada
Mamy Antenada

Videoteca

Aqui uma playlist de videos para você curtir!


Blogger Template Mais Template - Author: Papo De Garota
PageRank