Granuloma Umbilical e Nitrato de Prata

   Umbiguinho! Como esta parte tão pequenina pode dar algumas dores de cabeça e preocupações para seus pais e familiares.

  Muitas vezes mesmo quando seguimos exatamente as recomendações e cuidamos adequadamente do cordãozinho. De repente tudo que parecia normal começa a gerar preocupações como: o cordão começa a demorar muito para secar e /ou quando ele cai vemos que sobrou uma parte granulosa(esponjosa) em cima do umbigo dando a impressão de molhada e vermelha chamada de granuloma umbilical.
Fonte Imagem: Google

     Mas o que é esse granuloma?
"O granuloma umbilical é uma lesão saliente, rosada/avermelhada e com aspecto molhado que geralmente se torna evidente após a queda do coto umbilical."( referência pediatra para todos).

    Nestes casos normalmente os pediatras recomendam a utilização do bastão de nitrato de prata para realizar a cicatrização da lesão. Muito se fala sobre esse material, mas poucos tem segurança de informar com simplicidade e clareza  como utilizar e isto acaba por muitas vezes deixando a mãe e o pai inseguros, gerando uma pré-conceito e ansiedade no uso desta medicação. 

  Tendo que conhecer e entender seu funcionamento para utilizar,  percebi que a utilização deste medicamento  não é um bicho de sete cabeças. A aplicação é na forma de bastão, e requer sim um acompanhamento médico, tanto na prescrição bem como no cuidado na hora da aplicação, mas isso vale não somente para este medicamento, mas como em qualquer medicações cada um com sua especificação.

    O nitrato é normalmente usado para o tratamento do granuloma umbilical. É um bastão de coloração branca, mas não se engane  que aonde ele toca  irá escurecer, tudo vai depender do tempo de aplicação. Portanto  temos que aplicar apenas na região afetada, ou seja abra o nitrato com cuidado e só a pontinha da embalagem, e atente para colocar a medicação diretamente na lesão.

Função: Ele age como cauterizador da região lesionada, ou seja ele vai secar o granuloma.

Cuidados: Como já disse, evitar exposição exagerada podendo causar queimaduras, principalmente nas regiões sadias e por isso o cuidado na manipulação. Segure sempre com uma gaze para evitar o contato direto com sua mão.

     No geral a criança não sente o local sendo cauterizado, desde que se use conforme o tempo prescrito para cada aplicação, normalmente é de 5 à 30 segundos em cada ponto. Muitas vezes a criança se irrita e chora pela posição que fica ou por alguém a estar segurando.

Cuidados ao realizar a aplicação:

- Higiene das mãos antes e depois da aplicação;
- Antes da aplicação, colocar um hidratante/óleo (dersani, neomicina,...) ao redor da lesão para proteger a pele sadia;
- Aplicar  ponta do bastão diretamente no granuloma. Divida  mentalmente a lesão em quadrantes, isso pode ajudar você a aplicar em cada parte, não colocando mais de 1 vez  no mesmo lugar na mesma aplicação;
- O tempo de aplicação não deverá ultrapassar o tempo prescrito pelo médico, evitando queimaduras;
- O ideal é iniciar a aplicação com o mínimo de tempo e depois gradativamente ir aumentando até o tempo prescrito;
- Evitar o contato do bastão com outras partes do copos;
- Terminado o procedimento cortar a ponta usada do bastão e embalar novamente, guardando-o na geladeira. Fora do alcance de crianças e animais.
- Lava-se bem as mãos e os objetos utilizados na manipulação do bastão.
- Manter a higiene normal do umbigo.
- Manter o acompanhamento médico para avaliar a cicatrização.

  Atenção: Nas primeiras aplicações talvez você não perceberá a lesão escurecer imediatamente, mas isso é normal acontecer e você vai perceber que gradativamente a lesão começará a escurecer e secar.

     E é isso, o uso de bastão não é complicado, mas exige alguns cuidados. Siga sempre as recomendações do pediatra, e na dúvida procure ajuda.

    Ser Mãe e Pai é assim! Aprendemos a cada dia e cada hora, cada criança é diferente, cada caso é único.

Deixe nos comentários suas experiência e dicas, compartilhe sua vivência.
Abraços Carina. 

54 comentários:

  1. A minha filhinha tem esse granuloma umbilical a pediatra dela passou essa composição para colocar na area afetada..
    Gostei muito do artigo,muitos pais como eu ficam inseguros a respeitos de certos medicamentos para nossos bebês.
    Obrigada pela explicação e com certeza vou ficar sempre de olho no site.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Lilika. Fico muito feliz de poder ajudar. Precisando de algo ou querendo sugerir algum tema fique à vontade. Bjs a você e sua filha.
      Carina Janesch

      Excluir
    2. Lilika foi você mesma que fez a aplicação meu bebe também esta com isso preciso cuidar mais tenho medo

      Excluir
    3. O pediatra tbm passou praimha BB,as depois que passa pode fechar a frauda normal? Pq o granuloma dela está tampado pela pele n está visível pra fora, tenho medo de passa e depois te contato com a pele dela e queimar, alguem me ajuda por favor!! Obg

      Excluir
    4. Boa tarde ,meu bebê apareceu com isso tbm porem q passei álcool e algodão e subiu uim.pouco de sangue ,agora esta um.bolinha com a cor roxa.como.se ouvesse sangue gostaria de saber se tem algo a preocupar ?

      Excluir
    5. Boa tarde ,meu bebê apareceu com isso tbm porem q passei álcool e algodão e subiu uim.pouco de sangue ,agora esta um.bolinha com a cor roxa.como.se ouvesse sangue gostaria de saber se tem algo a preocupar ?

      Excluir
    6. Boa tarde ,meu bebê apareceu com isso tbm porem q passei álcool e algodão e subiu uim.pouco de sangue ,agora esta um.bolinha com a cor roxa.como.se ouvesse sangue gostaria de saber se tem algo a preocupar ?

      Excluir
  2. OI Katia. Para realizar aplicação tem que ser exatamente conforme prescrição. E aplicar diretamente no local. Lar bem as mãos antes e depois e acompanhar a evolução. Se tiver mais dúvidas pode mandar por email do contato bebemcasa.
    Carina Janesch.

    ResponderExcluir
  3. OI Katia. Para realizar aplicação tem que ser exatamente conforme prescrição. E aplicar diretamente no local. Lar bem as mãos antes e depois e acompanhar a evolução. Se tiver mais dúvidas pode mandar por email do contato bebemcasa.
    Carina Janesch.

    ResponderExcluir
  4. Olá meninas. Onde consigo comprar este nitrato de prata. Preciso para colocar no Umbigo do meu bebe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edleine. O nitrato de prata hoje em dia é vendido em farmácias de manipulação, conforme a apresentação da receita médica.

      Excluir
  5. Oi Carina, comecei hj a aplicação do nitrato de prata, porém queimou o umbiguinho do meu bebê :(
    Não sei o q fazer, será que ta doendo? O que posso passar para cicatrizar? Devo ir no médico? Não sei o q fazer. Me ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amanda. O ideal é ver a região para avaliar, por isso a importância de retornar ao médico.
      Agora o uso do bastão tem alguns cuidados como a proteção da área ao redor e aplicar a ponta do bastão diretamente no coto umbilical pelo tempo prescrito. Recomendo sempre no primeiro dia iniciar com menos tempo e ir aumentando gradativamente avaliando o local. Depois da aplicação o coto irá ter aparência de queimado, cauterizado, escurecido e isso é normal. E não dói no bebê.
      Tem que avaliar é a região ao lado se está ficando avermelhada e irritada.

      Não sei se consegui esclarecer.
      Precisando entra em contato ou email ou telefone pois consigo dar um retorno mais rápido.

      carina.janesch@gmail.com e fone 91363355.

      Melhoras para seu bebê.
      Bjs

      Excluir
  6. Olá , apliquei e apareceu um pouco de sangue no umbigo é normal ??? Matéria muito esclarecedora

    ResponderExcluir
  7. Quantas vezes pode ser aplicado no dia.e quanto tempo.

    ResponderExcluir
  8. Quantas vezes pode ser aplicado no dia.e quanto tempo.

    ResponderExcluir
  9. Ele só é vendido sobre prescrição médica?

    ResponderExcluir
  10. Tem um tempo certo pra deixar?
    Como faço pra tirar depois?

    ResponderExcluir
  11. Tem um tempo certo pra deixar?
    Como faço pra tirar depois?

    ResponderExcluir
  12. Eu vou usar minha BB ta com uma bolinha no umbigo tem o tempo certo pra ficar ou eu passo e deixooo????

    ResponderExcluir
  13. Eu vou usar minha BB ta com uma bolinha no umbigo tem o tempo certo pra ficar ou eu passo e deixooo????

    ResponderExcluir
  14. Ola carina vc poderia me enviar uma foto desse bastao de nitrato ??? Pois comprei um e o pediatra disse que em 5 dias iria cair a bolinha mais não estou vendo nada de diferente no umbigo do meu bebe so esta saindo um liquido amarelinho dali

    ResponderExcluir
  15. Eu custei à encontrar o bastão, pessoal se alguem quiser uma dica comprei pela internet: http://www.eficaciafarmacia.com.br/bast-o-de-nitrato-de-prata.html

    ResponderExcluir
  16. O umbigo do meu bb como ele e gordinho a fica para dentro em cotato com a pele normal se eu passar nitrato prata?? ou e melhor eu nem passar??

    ResponderExcluir
  17. O umbigo do meu bb como ele e gordinho a fica para dentro em cotato com a pele normal se eu passar nitrato prata?? ou e melhor eu nem passar??

    ResponderExcluir
  18. O umbigo do meu bb nao cicatrizou, a pediatra passou o bastão de nitrato, no segundo sia q usei ele queimou a pele ao redor do umbigo do meu bb, mesmo eu protegendo com óleo, horrivel, qd batia agua ele chorava muito, ficou tipo queimadura, eu parei siadiatamente o uso1, porem nao sei o q fazer.

    ResponderExcluir
  19. O umbigo do meu bb nao cicatrizou, a pediatra passou o bastão de nitrato, no segundo sia q usei ele queimou a pele ao redor do umbigo do meu bb, mesmo eu protegendo com óleo, horrivel, qd batia agua ele chorava muito, ficou tipo queimadura, eu parei siadiatamente o uso1, porem nao sei o q fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elisangela qual foi o tratamento da queimadura? Pois estou com o mesmo problema. Já chorei de desespero quando vejo meu bebê queimado por esse remédio orrendo.

      Excluir
  20. To com medo meu bebe ta com 15dias e o unbiguinho nao cicatrizou o medico passou esse nitrato de prata mas mandou realizar no posto de saude .porq o unbiguinho nao fechou se eu fiz td certo

    ResponderExcluir
  21. Gostaria de saber se com o uso do nitrato o granuloma seca e cai? Ou vai diminuindo em cada aplicação? Como funciona??

    ResponderExcluir
  22. A grânulos do meu bb cerca e não cai o que fazer

    ResponderExcluir
  23. O médico passou para meu bebe, primeiro tive dificuldade para encontrar. Consegui em uma farmacia normal que fez a encomenda em outra cidade. Achei que seria tipo um cremezinho, porém quando chegou é uma pedra.Fiquei sem saber como utilizar e vim pesquisar na internet, mesmo depois de ter me tranquilizado mais com essa matéria, não vou aplicar vou leva-lo ao psf para fazer a aplicação.

    ResponderExcluir
  24. Moro em Maceió gostaria de saber aonde posso achar esse medicamentos de nitrato de prata para usa no meu bebê

    ResponderExcluir
  25. Por qt tempo devo usar o nitrato de prata? O pediatra passou pra usar de 12 em 12 mais não passou por qt tempo

    ResponderExcluir
  26. O pediatra também passou isso pro meu filho mas não avisou o tempo q devo usar o nitrato de prata. Por favor me ajuda.

    ResponderExcluir
  27. A questão é:
    Onde encontrar este tão bastão de nitrato de prata?

    ResponderExcluir
  28. Oi bom dia minha filha tem esse probleminha umbilical ela esta com dosi meses vai fazer 3 meses e passei ela na pediatra e ela falou que e so pra limpar com alcool 70 que vai cicatrizar sozinho mais eu não tenho tanta cetyeza assim e preferia cauterizar mais tenho medo e não sei oque fazer queria ajuda obg

    ResponderExcluir
  29. Oi minha bebê tem esse problema na no umbigo e a pediatra passou o nitrato de prata só que o umbigo dela tá enlatado será que pode aplicar o nitrato.

    ResponderExcluir
  30. Oi minha bebê tem esse problema no umbigo e a pediatra passou o nitrato de prata só que o umbigo dela tá em emflamado será que pode aplicar o nitrato

    ResponderExcluir
  31. A minha filha também ta o médico passou bastao de nitrato de prata so que não consegui em nenhuma farmácia normal, moro no Rio alguém que more aqui e saiba onde comprar?

    ResponderExcluir
  32. Oi
    Meu filho esta com 18 dias e seu umbigo caiu com 7 não cicatrizou e a pediatra receitou esse remédio, não encontrei em nenhuma farmácia depois ela passou outra receita para manipular estou usando mas até agora sem sucesso.

    ResponderExcluir
  33. O meu bebê apareceu isso estou aplicando o nitrato de prata, mais não To vendo resultado. Me ajudem por favor

    ResponderExcluir
  34. Olá minha bebê tem dois meses e estou usando uma solução de nitrato em pomada passada pela médica,Ela disse que dentro de um ou dois meses sumiria o glanuloma diminuiu bastante está bem pequeno mais não some o que devo fazer ?

    ResponderExcluir
  35. A minha BB está TBM hj com dois meses a pediatra passou,só que não me explicou se devo retirar depois de algum tempi,estou em duvdúvi,falou que a cada troca de fraldas,mais não me especificou quanto tempo deixo agir no local?

    ResponderExcluir
  36. Boa noite. A minha bebê também apresentou o granuloma no umbigo. A pediatra também.passou o nitrato de prata em bastão..já fiz o pedido na farmácia de manipulação e estou aguardando chegar. Mas pelo que li, me parece complicado a aplicação devido a queira que pode causar nas região saudável.. tentarei encontrar aqui onde moro, algum profissional de saúde que já tenha experiência no uso, pois não vou arriscar machucar meu bebê. Obrigado Carina pelas informações, me ajudou bastante e tirou muitas duvidas..obrigado.

    ResponderExcluir
  37. Amém a publicação.. explica bem e tira todas as dúvidas. Minha filha tem 2 meses e este é o método que a pediatra passou agora como última alternativa ..mas graças a Deus está secando agora e estou mais tranquila agora!

    ResponderExcluir
  38. Ola minha filha não está com uma protuberancial entretanto, demorou cerca de 54 dias para o umbigo dela cair e já fazem 1 semana e meia e ainda o umbigo não terminou de fechar, a pediatra aconselhou a passar o nitrato de prata , estou com muito receio.

    ResponderExcluir
  39. Ótimo tirou MT minhas dúvidas tudo certo valeu mt minha bebê vai fazer 3 meses e está com você Granuloma tbm mas vou compra o nitrato pra usar e ver o resultado obg...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

carina.janesch@gmail.com

Enfermagem Domiciliar

Bebemcasa&ApoioMaterno
Apoio Materno

Bebemcasa&MamyAntenada
Cute & Cool Craft

Bebemcasa&MamyAntenada
Mamy Antenada

Videoteca

Aqui uma playlist de videos para você curtir!


Blogger Template Mais Template - Author: Papo De Garota
PageRank